sábado, 12 de maio de 2012

Análise sobre o método "Pedagogizador" e a prática educacional voltada para Intersubjetividade.

Os métodos pedagógicos é na sua maioria um conjunto de técnicas para serem aplicadas na sala de aula, sem levar em conta os respectivos contextos escolares.
A relação professor-aluno é vista como única perspectiva do processo educativo, sem ligação no espaço escolar, com a cultura e o modo de organização.
Esses métodos educativos nem sempre são significativos para os alunos, pois na maioria das vezes é centrado em conteúdos definidos pelo professor no qual a participação do aluno é restrita.
Temos que pensar em formar alunos reflexivos, críticos e autônomos, onde eles sejam livres e capazes de construir seu próprio caminho.
Quando pesamos em intersubjetividade na educação temos que considerar uma educação que possa contribuir para formação de novos saberes culturais, de interação social e de sujeitos competentes para ação, para comunicação e para convivência social.



Fontes:

Material didático Filosofia da educação (Jardim, et al,2011) cap. IV



3 comentários:

  1. Oi Juraci,

    No âmbito da intersubjetividade passamos a considerar a educação enquanto uma instituição social e histórica, que tem a função de transformar as consciências individuais, e ir para a consciência da sociedade. Construindo em seu bojo a ideia e a prática da moral e da práxis. Neste conceito há a referência ao desenvolvimento de um projeto pedagógico determinado, nos limites da instituição escolar, cujas a intenção é focar a reflexão na educação escolarizada.

    Abraço.

    Fique com Deus

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  2. Sem dúvida que a maturidade do conhecimento dá-se com a prática, com a experiência, intermediadas pela interação social desses saberes. Estes não podem e não devem ser circunscritos a nichos estéreis, sem possibilidade de reprodução. portanto,Juraci e Eliecília,uma educação voltada para a intersubjetividade torna-se possível pelo diálogo, pela ampliação do conceito de aprender,indo em direção ao aprender a aprender, sensibilizando tanto o aluno quanto o professor para suas tarefas interdependentes de ensinar e aprender de forma cooperativa e calcada na lógica do respeito dos limites e diferenças, bem como dos gostos, interesses e necessidades.

    Abraço


    Rúbio

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