quarta-feira, 25 de abril de 2012

MITO

 A mitologia nasceu na Grecia, do séc.XXI ao VI ac., é um fenômeno cultural, nâo tem aspectos reflexivos mas marcado por simbolismo, cuja finalidade é representar por meio da linguagem simbólica a realidade do mundo humano.
O mito é uma crença considerada verdadeira, pois todo mito após ser criado passa ser uma crença popular.
O ser humano de todo os tempos percebe que o universo esta cheio de mistéros e faz questionamentos como: de onde viemos? para onde vamos?qual a  origem do mundo? O mito surge para reponder a essas indagações. Os mitos vão passando de geração para geração.
A mitologia  grega influênciou toda cultura ocidental, através de obras criadas por eles como "odisséia".
Na cultura ocidental o mito é exercido pelos artistas, que através da fantasia cria mundos imaginários.

2 comentários:

  1. Estudiosos consideram o nascimento da mitologia grega, tal qual como conhecemos hoje, nasceu nesse tempo, mas devemos considerar também que a ideia de mito já existia anteriormente, talvez desde os povos mais primitivos, pois ela está implicita na cultura, às vezes até se confundindo com ela não influenciando somente as sociedades ocidentais, mas todas as sociedades.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Eliecília,uma vez que os mitos são produções culturais precípuas de todas as sociedades, dessa forma produzem discursos a respeito da vida e dos valores morais e éticos, religiosos, místicos e reais, de toda sorte antagônicos e complementares. Ótima postagem Juraci, abraço!

    ResponderExcluir