segunda-feira, 30 de abril de 2012

Análise do pensamento de Platão e Aristóteles

A proposta educacional e politica de Platão demonstra de forma evidente que existe uma estreita e necessária relação entre política, conhecimento e educação.
O entendimento que se tem a respeito da educação nos dias atuais tem muito do senso platônico, quando sugere o sentido da educação como educação integral – corpo e alma (Paidéia), como meio, construir uma república sedimentada em valores como o Bem, o justo e o Belo.
O pensamento educacional de Platão fundamenta que indivíduos devem ser educados para a construção da justiça, objetivando a qualidade do ser, sendo o bem e o belo os fios deste perfeito entendimento, garantidos pela educação integral do ser humano, que forma uma coletividade justa voltada para o bem.
A proposta educacional de Aristóteles é muito interessante. Segundo a Politéia de Homero, os deuses têm características humanas. Não só na forma, mas nas atitudes humanas, como ciúme, raiva, amor etc. Ou seja, se investirmos na qualificação do nosso ser, embora não tenhamos o dom da imortalidade, através da educação podemos alcançar um nível mais elevado de nossa existência, podendo assim nos assemelhar aos deuses pelo menos no aspecto do saber.
O ser humano durante sua existência tem a oportunidade de se autoconstruir, não aceitando a determinação do destino, não tendo a obrigação de ser necessariamente igual aos deuses, se moldando como se fosse uma obra de arte. Com isso, isso a educação vai perdendo herança divina para assumir um caráter de finalidade humana.
                      O conhecimento no olhar de Aristóteles, representa uma nova etapa. Nele encontramos um modo de pensar sobre a prática. Uma teoria que nasceu da contemplação, aplicada na prática. Para Aristóteles não problemas com a política (Platão) ou com o discurso (Sócrates) desde que esses sejam acompanhados pela ética.
                       Os discursos filosóficos apontam para a necessidade de uma sociedade livre e democrática, onde a valorização da pessoa e o respeito por ela representam a compressão necessária para se resolver o problema da educação. Onde entra a necessidade de cada integrante da coletividade ter um esforço ético. Dentro do postulado aristotélico, para gerir uma instituição, família ou a si mesmo, é preciso ter solidez de caráter e isso se consegue pelo conhecimento ou o bom uso da razão (orthós) e pela vivencia da virtude do equilíbrio.  
               Aristóteles mostra que de fato que é através da educação que o ser humano vai aprender a adquirir a temperança, no intuito de construir o interior da pessoa.



2 comentários:

  1. Compartilho das ideias que você apresenta em seu texto amigo Juraci, afinal temos livre arbítrio e a educação deve propiciar esta possibilidade aos alunos, não apenas incutir em nosso aluno ideias supra-humanas. Abraço!

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  2. O que é bom nos pensamentos desses filosofo é que em ambos há o foco nos valores morais, na constatação da "ignorância" e após, na busca pela verdade implícita na consciência humana.

    Platão passou a vida toda preocupado com os problemas políticos, com a realidade de seu país, saído de uma tirania. Imagine se nossos políticos tivessem estudado em uma escola de Platão ou Aristóteles, reconhecessem o ser, a ética, os valores morais? Teríamos outra realidade.

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